”Vamos entender o que é um Pixel?”

porIdea Painéis de LED

É bem provável que você siga uma rotina. Vai à empresa, liga o computador, as imagens aparecem na tela, realiza suas atividades, encerra o sistema, desliga o computador e vai embora. Ao sair da empresa, retira o smartphone do bolso, efetua algumas tarefas no portátil e vai para casa.
Ao chegar, retira o notebook da bolsa e se conecta com o mundo. Liga a televisão de LCD e seu video game para relaxar um pouco. Ao fim do dia, finalmente seus olhos podem descansar e seus eletrônicos podem ser desligados por algum tempo.

Os pixels sempre presentes…
Tudo isso aconteceu e você possivelmente nem notou a presença do pixel a sua volta. Todavia, ele estava sempre por perto, ao menos em todas as imagens digitais que você utilizou durante o dia.

O pixel é um elemento que pode ser encontrado tanto em imagens quanto em dispositivos eletrônicos. No ramo das artes digitais, ele é o menor ponto de uma imagem. Isso significa que ao ampliar uma imagem, vemos todos os mínimos detalhes em pixels.

Com as imagens digitais ocorre exatamente o mesmo. Quando ampliadas em um programa, as figuras revelam os pixels. E justamente por se tratar de um conjunto de “células visíveis virtuais”, os pixels só formam imagens quando unidos. E assim como ocorre na vida real, cada pixel tem um aspecto visual diferente, o que permite que diferentes imagens sejam formadas.

Talvez você ainda lembre-se das aulas de desenho geométrico em que o professor falava: criem um retângulo com 10 cm de largura e 6 cm de altura. Para fazer isso você utilizava uma régua com as devidas medidas e conseguia criar as arestas para formar a forma pedida. Com as imagens digitais acontece exatamente o mesmo. Você cria uma nova imagem através da definição de pixels que a imagem terá na largura e na altura. Claro, no computador não é preciso utilizar uma régua para criar nada, todavia, ao usar o Photoshop – ou qualquer outro editor de imagem – a primeira coisa que você faz é definir as dimensões da imagem.

O tamanho real de um pixel
Ao contrário do que alguns pensam, o pixel não tem uma medida definida em centímetros. O pixel pode ter diferentes tamanhos, sendo que o tamanho visual do pixel está diretamente relacionado à quantidade de pixels por polegada (ppi, que significa pixel per inch). E quando tratamos disso em Painel de LED, um P10 por exemplo, significa que cada Pixel possui 10mm de distancia entre eles, assim como um P8 possui 8mm, P6 6mm e assim por diante.

Para saber quantos Pixel tem o seu Painel de LED, basta contar quantos Pixel tem na Horizontal e quantos tem na Vertical. Um painel de Led P10 com gabinete medindo 960X960mm possui 96 pixel por gabinete. Imaginando que o equipamento foi montado com 4 gabinetes na largura e 3 na altura, teremos um Painel de LED com 384 Pixel na Horizontal por 288 Pixel na Vertical. Vale lembrar que o ideal é sempre criar o vídeo que será executado no Painel de Led com dimensões em Pixel mais próxima do real, ou seja, neste caso o vídeo deverá possuir 384px por 288px.

Muito comum clientes mal informados criarem vídeos em Full HD acreditando que isso trará melhor definição de imagem na hora de executar as propagandas ou vídeos, porém isso é um erro. É um erro por dois motivos. Um que como o equipamento só possui 388×288 Pixel de resolução, qualquer número em Pixel a mais que isso é puro desperdício, mas o principal problema em executar vídeos bem maiores do comportado pelo equipamento, é que geralmente os Softwares executores da mídia acabam por corromper e literalmente “pixelando” as imagens por serem obrigados a forçar a diminuição de inúmeros pixel para encaixar no tamanho correto. Em resumo, neste caso menos é mais.

E o famoso RGB?
RGB nada da mais que a primeira letra do nome em inglês da cor do Led. Como em qualquer equipamento digital, todas as imagens são formadas por 3 cores Primárias Aditivas, o Red, Green e o Blue – RGB.
A junção destas 3 cores formam um total de 16 Bilhões de cores.
No geral, quando falamos de imagens exibidas na tela de algum dispositivo qualquer, o tamanho do pixel vai variar conforme a resolução suportada pelo aparelho e também em decorrência do tamanho do display. Ou seja, se você abrir uma imagem em uma tela de 13 polegadas que trabalhe com a resolução de 1920 x 1080 pixels e depois visualizar a mesma imagem em uma tela de 55 polegadas, a qual opera na mesma resolução, notará uma diferença enorme entre os pixels.

A imagem não mudou de tamanho, os pixels que a compõe também não, mas cada tela irá adaptar o conteúdo ao espaço disponível, o que resultará em uma diferença na representação do pixel e, consequentemente, pixels de tamanhos diferentes.

Como é possível compreender, os pixels podem ser transformados em medidas de centímetros, polegadas e muitas outras. Todos os editores de alta qualidade (como o Photoshop, o PhotoPaint, o The GIMP e o Paint.NET) possuem uma função para tal atividade e usá-la é essencial na hora de imprimir fotos e imagens diversas.

compartilhe: