BLOG E NOTÍCIAS

”Como fazer um vídeo para Painel de Led”

26 de março de 2023

Hoje falaremos sobre uma das grandes dúvidas dos Painéis de LED Outdoor Fixo. Qual a melhor resolução de vídeo para rodar no equipamento. O erro mais comum é a ideia que o arquivo precisa ser em Full HD. Grande erro pequeno gafanhoto. Antes de qualquer coisa, precisamos entender o que é um Pixel. Isso podemos entender melhor na publicação “Vamos entender o que é um Pixel”.

Bom, já sabemos então o que é um Pixel, e sendo assim, que tanto a tela do computador quanto o seu Painel de LED tem ambos suas imagens formadas por Pixels.

Agora vamos pensar que uma TV Full HD tem uma resolução de pelo menos 1920×1080 Linhas, ou Pixels. Então nada mais é que ela possui 1920 Pixel Horizontais e 1080 Pixel Verticais. No caso do Painel de LED é a mesma coisa, a diferença é que tratamos as resoluções como “Distância entre Pixels”. Em miúdos, um P10 possui 10mm de distância entre Pixels, um P16 possui 16mm de distância entre Pixel. Podemos ter uma noção melhor no artigo “Diferença entre Painel de LED P10 e P16”. Neste caso estamos falando de apenas 2 modelos, mas vale para todos, P4, P4.8, P5.95, P8, Etc…Todos falam de distância entre Pixel.

E os vídeos? Se voltarmos a pensar nas TVs domésticas, e se rodarmos um vídeo de baixa resolução 480×320 por exemplo numa TV FullHD, a imagem ficará péssima, pois faltam muitos Pixels Virtuais para completar a quantidade de Pixel Real que a TV Possui. Da mesma forma se rodarmos um vídeo 4K numa TV Full HD, a imagem ficará mais do que perfeita, pois temos Pixel de sobra para esta função.

Então na teoria, vamos fazer Videos Full HD para rodar no nosso Painel de LED e tudo ficará perfeito… Errado. E eu explico o porquê. Um painel de Led P10 medindo 5.76X2.88m possuem 576x288Pixel. E no caso da grande maioria dos Softwares do mercado, ao forçar um video Full HD no tamanho de 576x288Pixel, as imagens acabam serrilhando, que neste caso nada mais é que os Pixels se embaralhando e se atrapalhando na imagem, acabando por gerar imagens com impressões de menor resolução do que realmente seriam. Então o ideal é criar vídeos no máximo 50% maior que a quantidade de pixel real que o Painel de Led possui. Ou seja, para nosso P10 do exemplo que possui 576×288, faremos um vídeo de 864 x 432 Pixel.